sábado, 11 de junho de 2011

Você Sabe Quantos Vulcões Estão Ativos No Mundo ? Quantos Estão Adormecidos?

Você Sabe Quantos Vulcões Estão Ativos No Mundo ?

O cientistas ainda não chegaram a um consenso para definir um vulcão ativo, alguns consideram vulcões ativos aqueles que estão em erupção ou que mostram instabilidade.Os vulcões também são considerados adormecidos, caso não apresentarem instabilidade, mas terem chances de entrar erupção,e ainda há extintos, que apresentam chances muito remotas de entrarem em erupção.
Existem cerca de 600 vulcões ativos em todo o mundo, a maioria está localizada no círculo de fogo, no Pacífico.Os principais são: Monte St. Helena, no Estado de Washington (EUA), Popocatepelt (MEX) e todos os vulcões do mediterrâneo


Quantos Estão Adormecidos?

Veja Alguns Deles

1. Mauna Kea

É o mais alto dos cinco vulcões situados na Grande Ilha do Havaí. Mauna Kea teve sua última erupção em torno de 2460 aC, mas isso não significa que isso não vai acontecer novamente no futuro, especialmente porque vários terremotos acontecem na área.

2. Sete Cidades

Com uma altitude de 2.808 metros e uma profundidade de 1.500 metros, este vulcão formado por múltiplas camadas de cinzas e lava solidificada, é encontrado na Ilha de São Miguel, em Portugal. A idade das Sete Cidades é talvez muito importante, segundo as datações rádicronológicas, a caldeira formou-se , há 22 000 anos, a seguir á emissão de pedras-pomes de natureza igualmente traquiticas. A erupção foi acompanhada de uma coluna de cinza com muitos Km de altura e de nuvens ardentes. Sua última atividade relatada foi em 1880.

3. Mount Teide


O ponto mais alto de elevação na Espanha pertence ao Monte das Ilhas Canárias Teide, o vulcão também é o terceiro maior do mundo. Tem sido relativamente estável desde 1909, apesar de existirem relatos de alguma atividade sísmica em 2003.

4. Monte Ararat

A última erupção do pico nevado de dois vulcão, (o mais elevado na Turquia) ocorreu em 1840, quando um terremoto também causou um deslizamento de terra. Na Bíblia, o Ararat é o lugar onde a Arca de Noé pousou.

5. Solfatara


No sul da Itália, perto de Nápoles, está Campi Flegrei, uma área vulcânica que é o lar de Solfatara, um vulcão que entrou em erupção pela última vez em 1158. Embora considerado adormecido, o vulcão regularmente emite gases sulfurosos através do fumarolas no seu piso.

6. Mount Hood


Em 2006, um vulcanólogo com o E.U. Geological Survey (USGS) nomeou o vulcão Mount Hood o quarto mais perigoso do país. Algumas pessoas na indústria acreditam que é o vulcão mais provável para erupção de Oregon, cujo último período de actividade eruptiva foi 170-220 anos atrás.

7. Agua de Pau


Este vulcão está também localizado na Ilha de São Paulo e tem estado relativamente adormecido desde 1564. Sete Cidades, é um estratovulcão, mas suas origens são mais velhas (em algum lugar entre 30040-5000 anos atrás).

8. Mount Rainier
Um dos cenários mais bonitos de Washington também é um dos mais perigosos. USGS chama de um vulcão adormecido, porque sua última erupção foi em 1894, mas duas de suas características são preocupantes: muitas pessoas vivem perto dela, e que contém gelo glacial mais do que qualquer outra montanha, em quarenta e oito estados. É por isso que, como o Monte Teide, é um vulcão Década.


9. Mount Shasta
Também conhecido como o quinto mais alto pico na Califórnia, este vulcão realmente possui quatro cones que foram criados ao longo de quase 600 mil anos. Durante os últimos 4.500 anos, o Monte Shasta entrou em erupção em média uma vez a cada seis cem anos, a mais recente erupção foi de cerca de 224 anos.

10. Monte Kilimanjaro

Três cones vulcânicos compõem a mais alta montanha da África: Mawenzi e Shira, que são extintas (ou seja, é improvável que eles nunca entram em erupção de novo) e Kibo, que está adormecida e tem o pico mais alto dos três. A erupção mais recente e significativa ocorreu há 360.000 anos atrás, então não há muita preocupação sobre futuras erupções, mas algumas pessoas do setor estão preocupados com o seu colapso ao longo do tempo.

4 comentários:

  1. luiz da grafica;tomo os nazista vai ti inguadra, vai aperta o botão vai ti fecha, vai ;abrir, a sua cabeça ,é melhor voce ficar dentro di casa seu preto;23#32#34#52#25#50#2009″ 5+6#11+4#15#1+5#666″”

    ResponderExcluir
  2. fhilipi bailey; olha esse som vale ouro esse eu quero sigura forte;

    ResponderExcluir

Relogio