quinta-feira, 23 de junho de 2011

Quem criou a bomba nuclear

Projeto Manhattan - A Criação da Destruidora de Mundos

O Projeto Manhattan - chefiado por Oppenheimer - envolveu vários dos melhores talentos da Física, como o italiano Enrico Fermi, o alemão Hans Bethe ( que descobriu o mecanismo de produção de energia nas estrelas), o húngaro Leo Szilard e Richard Feymann.

Einstein não participou diretamente do projeto Manhattan. E nem tampouco realizou pesquisar voltadas para a energia nuclear.

O que ele Eisntein fez foi o envio, em 1939, de uma carta ao presidente americano Franklin Delano Roosevelt, alertando sobre o desenvolvimento pelos alemães de armas atômicas e pedindo ao presidente que iniciasse um programa americano para a criação de condições que permitissem aos Estados Unidos desenvolverem a bomba atômica antes dos nazistas.

Posteriormente verificou-se que os nazistas estavam longe de desenvolverem a bomba atômica e Einstein mencionou que se soubesse disso não teria escrito a carta. Mas escreveu...

Após a guerra, Oppenheimer tornou-se pacifista e lutou contra o uso das armas nucleares, sendo perseguido pelo governo norte-americano. Outros físicos do Projeto Manhattan tiveram trajetória semelhante, como o australiano sir Mark Oliphant (1901-2000), falecido no último dia 17 de julho, na Austrália. Os cientistas renegados do Projeto Manhattan não foram os únicos a serem colhidos pelas malhas da política belicista dos anos 30-40. Lise Meitner e Albert Einstein, por exemplo, tiveram que fugir da Alemanha para salvar suas vidas, pelo simples fato de serem judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relogio